sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Comissão organizadora da Oliza 2019, fecha acordo com coordenadores da competição de Pôquer



Nesta quarta-feira 09 de janeiro, a comissão organizadora da 16ª Oliza, fechou acordo com as pessoas que irão coordenar as disputas de pôquer na Oliza 2019.

São dois organizadores, Paulo Henrique Barilka, presidente do Caçador Pôquer Clube, com mais de 10 anos de experiência na organização de competições da modalidade. Barilka, contará com a colaboração do fraiburguense Adenilson Brancaleoni, o qual tem em seu curriculum vitórias em várias competições e também a presidência da associação fraiburguense de pôquer. 

A comissão organizadora da Oliza 2019, ainda busca locais para a realização das disputas do pôquer, existem conversas bem adiantadas para que os jogos acontecem no Hotel Renar.  





Sobre o pôquer

A definição histórica da origem do pôquer é considerada difícil de ser precisada. Uma teoria citada por historiadores do jogo relatam um texto, datado de 1934, de autoria de Jonathan H. Green. Este texto detalha as regras do pôquer que era chamado no início de o "jogo da trapaça".

Alguns atribuem a origem do jogo à Dinastia Sung, na China, no século X, enquanto outros apontam o seu início com o jogo Persa chamado "As Nas", do século XVI.

Outros historiadores do jogo dizem que sua origem está em uma palavra francesa, “poque”, que era o nome de um jogo desse país. Segundo essa teoria, o jogo foi levado da França para os Estados Unidos através de um grupo de colonizadores franceses que teriam fundado a cidade de Nova Orleans.

Pôquer (português brasileiro) ou póquer (português europeu) (em inglês: poker) é um jogo de cartas jogado por duas ou mais pessoas muito comum em casinos. No dia 29 de abril de 2010, a Associação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) reconheceu oficialmente o pôquer como esporte mental. 

Com isso, a entidade confirma-o como um jogo de habilidade, assim como xadrez, bridge, damas, go, e outros esportes mentais que fazem parte da entidade

Fonte: Ascom Oliza




Nenhum comentário:

Postar um comentário